top of page
Instituições Associadas à RBraPEC
download (1).png

Universidade Franciscana (UFN)

UNISUL-293x300.jpg

Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

1519919838068.png

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

SOBRE A ReBraPEC

WhatsApp_Image_2021-04-20_at_12.58.41__1
Apresentação e histórico

 

 Rede Brasileira de Pensamento Crítico no Educação em Ciências (ReBraPEC), surgiu de um coletivo de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior (IES) que ao trabalharem com o referencial acerca do Pensamento Crítico (PC) em colaboração com pesquisadores portugueses da Universidade de Aveiro, passaram a se dedicar a pesquisas no âmbito brasileiro   com enfoque no referencial desta teoria, especificamente, no contexto do Ensino de Ciências (EC). 
Desde o ano de 2011, de modo isolado, surgiram as primeiras pesquisas em nível de Stricto sensu, com enfoque no PC e no EC no Brasil, sendo a primeira tese de doutorado desenvolvida na UFRGS (Bulegon, 2011). Em outros espaços de pesquisa foram sendo desenvolvidos projetos e intervenções  com base nos pressupostos do PC na Educação, nas Ciências, entre outras áreas afins como Saúde, Engenharia e Tecnologias. Uma ação importante no contexto do Sul do Brasil que  pode se destacado nestes   fragmentos da história é o Pós-doutoramento da pesquisadora Kiouranis da UEM, (desenvolvido no ano de 2016, na Universidade de Aveiro (UA) em Portugal, que a partir deste momento inicia o processo de formação de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado envolvendo os pesquisadores: Silveira, Erivanildo Silva e Edson José Wartha. Mais tarde, são divulgados trabalhos em eventos e artigos em periódicos (brasileiros) emergem de parcerias entre pesquisadores brasileiros e portugueses e outros apenas brasileiros (Güllich; Vieria, 2017; 2019). Assim, a produção foi intensificada em diferentes IES e com diferentes produções acadêmicas (dissertações, teses, artigos, trabalhos em eventos,livros entre outros) e outras atividades de pesquisa (atividades de Pós-Doutoramentos, Estágios e eventos o que fomentou a produção sobre PC no EC em termos brasileiros. Ademais, esses processos de produção científica isolados e em pequenos grupos além de iniciativas colaborativas para organização de livros em 2019 e em 2020  facilitaram novas trocas e o encontro do atual coletivo e desse modo, a organização da ReBraPEC. 
No ano de 2020, este coletivo de pesquisadores de diferentes IES (UEM, UFFS, UFGD, UEL, UFN, UFS, UNISUL) deu início a discussões sobre as características, composição e escopo da ReBraPEC e no ano de 2021 a rede foi oficializada.
Escopo
A REBraPEC tem como missão “conformar um grupo de pesquisadores em Ensino de Ciências” integrados a uma rede nacional comprometidos com o desenvolvimento da pesquisa em Pensamento Crítico no Ensino de Ciências, interessados em compartilhar experiências, pensar e discutir o Pensamento Crítico no Ensino de Ciências e na Formação de Professores. 
Objetivos da ReBraPEC

Favorecer a inter-relação entre diferentes pesquisadores e instituições de Ensino Superior a fim de ampliar as estratégias de pesquisa, inovação, socialização, e desenvolvimento de pesquisas acerca do desenvolvimento do Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências.

© 2021, ReBraPEC

  • w-facebook
bottom of page